No âmbito de uma investigação por diversos furtos em estabelecimentos comerciais e em veículos, que teve a duração de cerca de um ano, os militares da Guarda localizaram e identificaram os suspeitos. No decorrer da investigação, apuraram que os suspeitos operavam em rede, através de uma estrutura organizada que se dedicava a furtos de malas, carteiras, vestuário e a furtos em veículos pesados de transporte de mercadorias. Posteriormente comercializavam os artigos subtraídos a potenciais revendedores.
No seguimento da ação policial, foram realizadas cinco buscas domiciliárias e quatro buscas em veículos, tendo sido possível apreender o seguinte material:
Os suspeitos, todos com antecedentes criminais por crimes da mesma natureza, foram detidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial da Maia e ao Tribunal Judicial de Penafiel.
Sobre um dos suspeitos pendia mandado de detenção, para cumprimento de pena efetiva de oito anos, pelo que foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Custóias.
A ação contou com o reforço da Polícia de Segurança Pública.