No seguimento de uma investigação relacionada com furtos em veículos, nas zonas balneares de Sesimbra e Alfarim, os militares da Guarda apuraram que o “modus operandi” dos suspeitos consistia na prévia seleção de viaturas, preferencialmente de aluguer ou de matrícula estrangeira que estavam estacionadas junto das estradas e caminhos de acesso às praias daquelas localidades. No momento em que os proprietários se afastavam das viaturas, os indivíduos por meio de arrombamento da fechadura ou quebra de um vidro, furtavam bens do interior dos veículos. Foi possível ainda apurar que, para tal, eram usadas diversas ferramentas que se encontravam na sua posse aquando da detenção. Após o acesso ao interior dos veículos, os suspeitos procediam de forma célere ao furto dos itens de valor ali existentes, os quais posteriormente seriam colocados à venda com vista à correspondente obtenção de lucros.
No decorrer das diligências de inquérito, a GNR surpreendeu os autores dos ilícitos após terem realizado mais um furto, junto à Praia da Ribeira do Cavalo em Sesimbra, tendo sido detidos quando tentavam a fuga do local, na posse de diversos bens furtados.
Os suspeitos foram detidos e foram apreendidos os seguinte objetos relacionados com os furtos:
Os detidos após serem presentes, no dia 6 de agosto, a primeiro interrogatório judicial no Tribunal da Comarca de Setúbal, ficaram sujeitos à medida de coação de apresentações diárias no posto policial da área de residência.
A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento de Almada e dos Postos Territoriais de Alfarim, Sesimbra e Quinta do Conde.