No decorrer de uma operação dedicada ao combate do comércio ilícito de tabaco, foi dado cumprimento a dois mandados de busca domiciliária e sete mandados de busca em estabelecimentos, garagens e empresas, dos quais resultaram a detenção de três homens, com idades compreendidas entre os 55 e os 64 anos, pela prática do crime de introdução fraudulenta no consumo qualificada.
Da operação resultou a apreensão de:
No âmbito da investigação, o valor da mercadoria apreendida ultrapassará os 300.000 euros e suspeita-se que tenha sido introduzido fraudulentamente no consumo, produtos de tabaco cuja prestação tributária total ascenderá a mais de 700.000 euros em sede de imposto sobre o valor acrescentado (IVA) e impostos especiais de consumo (IEC).
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) de Lisboa.
Esta operação policial contou com o reforço de militares da Unidade de Intervenção, do Destacamento de Intervenção (DI) do Porto e do Comando Territorial de Coimbra.