A iniciativa tem como objetivo despertar consciências para a riqueza do património florestal e para a problemática dos incêndios florestais, assim como para a utilização de boas práticas que permitam reduzir o risco de incêndio florestal.
A caminhada com um percurso de 5,2 quilómetros inserido em grande parte em meio rural, irá decorrer no dia 21 de março, no concelho de Vidigueira, iniciando-se pelas 09H30, na localidade de Vila de Frades e terá o seu términus junto ao Agrupamento de Escolas de Vidigueira.
A concentração ocorre pelas 09H00 junto às instalações da Junta de Freguesia de Vila de Frades, ou então, junto ao Agrupamento de Escolas de Vidigueira, sendo neste caso o transporte dos participantes até ao local de início da caminhada assegurado pela Câmara Municipal de Vidigueira.
A Guarda Nacional Republicana está empenhada em ser um dos pilares dinamizadores da recuperação da floresta. Esta iniciativa para além do cariz ambiental, tem igualmente um cariz de cidadania, cooperação e sensibilização para com a sociedade.
Convidam-se todos os cidadãos e os órgãos de comunicação social a participarem nesta caminhada a qual irá certamente proporcionar uma manhã agradável no contacto com a natureza.