No âmbito do Dia Mundial da Água, os elementos do SEPNA realizaram, no dia 15 de março, uma operação de combate à poluição em recursos hídricos onde foram recolhidas amostras que foram entregues à Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Nesse seguimento foi possível apurar que as amostras recolhidas continham componentes de elevada perigosidade para a saúde pública e para o ecossistema envolvente em uma linha de água, pelo que foi realizada uma ação de fiscalização em um operador de gestão de resíduos. No decorrer da ação foram detetadas descargas ilegais de efluentes diretamente para a linha de água sem qualquer tipo de tratamento, ou seja, sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração.
Da ação resultou a apreensão de um veículo ligeiro de mercadorias e a elaboração de três autos de contraordenação remetidos para a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), para a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e para a Câmara Municipal de Loures.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Loures.
Esta ação policial contou com o reforço do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais (NICCOA) de Lisboa e com o Núcleo de Matérias Perigosas (HAZMAT) da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS).
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.