No âmbito de duas ações de fiscalização em estabelecimentos de restauração e bebidas, na localidade de Sandim, no concelho de Vila Nova de Gaia, os militares da Guarda, no dia 19 de abril, detetaram e apreenderam duas máquinas de jogo ilegal que serviam para exploração de jogo ilegal no estabelecimento, e ainda seis litros de aguardente sem preço fixado de venda, sem rótulo e sem qualquer tipo de selagem.
No seguimento das ações de fiscalização, foi levantado um auto de contraordenação por introdução irregular de bebidas sem estampilha nacional ou outra, sem rotulagem e sem preço de venda afixado, conforme o Código dos Impostos Especiais de Consumo (CIEC).
As exploradoras dos estabelecimentos foram constituídas arguidas e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia.
Numa segunda situação, ontem, dia 20 de abril, foram detetados dois conjuntos de jogo de poker, que foram de imediato apreendidos com todos os acessórios inerentes.
A GNR relembra que a dependência no jogo é reconhecida como uma patologia, sendo necessário estar alerta aos sinais que revelem a adição do jogador, pois é comum que aqueles que sofrem desta perturbação ponham em risco o seu trabalho, contraiam grandes dívidas, acabando por inviabilizar a sua interação com a sociedade e adotem um comportamento autodestrutivo. É por este motivo, fundamental, uma fiscalização contínua e presente neste âmbito, de forma a sinalizar as pessoas com esta dependência, e punir quem utiliza e explora, de forma descontrolada e dissimulada, este tipo de equipamentos ou promove jogos de fortuna ou azar.