No âmbito de uma investigação por furtos em residências, os militares da Guarda realizaram um conjunto de diligências policiais que permitiram apurar o modo de atuação do suspeito que praticava os crimes sozinho, durante o dia, com especial incidência na hora de almoço e escolhia moradias em zonas habitacionais com pouca movimentação durante o período diurno. No seguimento da ação foi possível detetar o suspeito em flagrante quando praticava um destes furtos, motivo que levou à sua detenção em flagrante.
Da ação resultou a apreensão de diverso material relacionado com os furtos, destacando-se:
Das diligências efetuadas, foi possível recuperar e restituir peças de ouro, relógios e um blusão aos seus legítimos proprietários.
O indivíduo está indiciado pela prática de dez crimes de furtos em residências, ocorridos nos últimos 18 meses, nos concelhos de Arruda dos Vinhos e Vila Franca de Xira, os quais causaram um grande alarme social junto da população, principalmente nos idosos.
O detido, com antecedentes criminais por furto e tentativa de homicídio, foi constituído arguido e presente no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila Franca de Xira, ontem, dia 6 de julho, onde lhe foi decretada a medida de coação de prisão preventiva.