Ciente da importância que o “Caminho de Santiago” representa, a Guarda Nacional Republicana manterá um conjunto de atividades operacionais com o objetivo de garantir a segurança e a proteção dos peregrinos, através do patrulhamento dos caminhos. Durante a época estival e com a realização da Jornada Mundial da Juventude, é expectável um aumento do número de peregrinos a percorrer os “Caminhos de Santiago”.
Assim, pretende-se reforçar a presença na Guarda nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos, nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração, através de patrulhamento específico e ações de sensibilização, tendo em vista transmitir os principais conselhos de segurança.
As “I Jornadas Segurança dos Caminhos Portugueses de Santiago” são dirigidas a todos os interlocutores com os peregrinos, nomeadamente os Municípios, Turismo de Portugal, Associações Jacobeias, responsáveis pelos Albergues, entre outros, e contará com o apoio do Município de Ponte de Lima.
No final das intervenções dos oradores, irá decorrer uma demonstração de meios da Guarda Nacional Republicana e da Guardia Civil.
Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a estarem presentes.