A Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito das suas atribuições, garantiu as condições de segurança necessárias para que o evento decorresse dentro da legalidade, protegendo, socorrendo e auxiliando os cidadãos que se deslocaram ao evento, bem como garantiu a fluidez do trânsito. Na operação estivaram empenhados um total de 354 militares de várias valências operacionais da GNR.
No âmbito de diversas ações de combate à criminalidade, com o objetivo de prevenir e detetar possíveis ilícitos criminais, bem como controlar, detetar, localizar e prevenir ocorrências relacionadas com a posse de armas, os militares da Guarda efetuaram ações de fiscalização aleatória em vários locais. No âmbito das ações policiais desenvolvidas foram detidas 14 pessoas com idades compreendidas entre os 20 e os 46 anos, destacando-se 11 por tráfico de estupefacientes e uma por condução sem habilitação legal.
No decorrer da operação foram detetadas 82 infrações, 22 das quais de âmbito rodoviário e 60 por consumo de estupefacientes, e apreendido diverso material, destacando-se:
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Santiago do Cacém.
A operação contou com o reforço dos Destacamentos de Intervenção e de Trânsito do Comando Territorial de Setúbal, dos Destacamentos Territoriais de Grândola e Montijo e do Grupo de Intervenção Cinotécnico da Unidade de Intervenção.