Os dois suspeitos, encapuzados, foram detetados pelas 04H00 por militares da Equipa Marítima do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António, quando entraram no cais de atracação, contornando a vedação e dirigindo-se no imediato a duas embarcações, utilizadas para patrulhamento e interceção. Equipados com ferramentas, os mesmos começaram de imediato a atuar nos motores e canhões de ignição, no sentido de os colocar em funcionamento, com o intuito de furtar os meios marítimos ao serviço da GNR.
A pronta intervenção dos militares da UCC, permitiu deter dois suspeitos, tendo um colaborado com as ordens verbais dos militares, cessando de imediato os seus movimentos, e outro encetado a fuga a nado, acabando por ser intercetado pouco depois, ainda próximo do Cais.
Considerando o modus operandi utilizado, existem fortes suspeitas da relação dos indivíduos detidos com outras situação análogas, relacionadas com o furto de embarcações em cais pertencentes às forças de segurança. Desde o início de 2023, a GNR detetou três tentativas de furto de embarcações, tendo sido concretizadas três detenções. Estas tentativas de furto estão em grande parte relacionadas com a intervenção da UCC no combate às redes de criminalidade internacional de estupefacientes por via marítima e que, desde o início do ano, permitiu proceder à apreensão de seis EAV e cerca de cinco toneladas de Haxixe.
Os dois homens permanecem detidos e serão presentes no Tribunal Judicial de Vila Real de Santo António.