Quando os dois militares se deslocavam no parque de estacionamento próximo das instalações do Posto de Fronteira, observaram uma viatura ligeira desgovernada, colidindo com o passeio e em contramão, em direção da Ribeira de Quarteira. Após derrubar o rail de proteção da via de trânsito e várias bicicletas ali estacionadas, a viatura entrou violentamente na água com os dois ocupantes no interior. De imediato, os militares deslocaram-se em socorro dos ocupantes, que já se encontravam submersos pela água, tendo um dos militares e dois civis mergulhado no intuito de socorrer as vítimas. Depois de terem ajudado um dos ocupantes a nadar até à margem, verificaram que o condutor se encontrava ainda no interior da viatura, já submerso pela água.
Após duas tentativas de mergulharem para aceder ao interior do veículo, não foi possível retirar o condutor, verificando, momento depois, que o mesmo se encontrava à superfície, em estado inconsciente. O mesmo foi transportado para terra e conduzido ao Hospital de Faro.
Até ao momento desconhecem-se as circunstâncias que motivaram este acidente, estando a GNR a proceder ao seu apuramento.
Para além dos militares da GNR e dos dois civis que participaram no resgate das duas vítimas, estiveram presentes meios do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Polícia Marítima, do Instituto de Socorro a Náufragos (ISN) e dos Bombeiros de Loulé.