A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou ontem, dia 22 de agosto, pelas 15h30, a cerimónia de tomada de posse do Comandante do Comando Territorial de Coimbra, Tenente-coronel Armando Manuel das Neves Videira, numa cerimónia presidida pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general José Manuel Lopes dos Santos Correia, que teve lugar nas instalações do Comando Territorial de Coimbra.
O Tenente-coronel Armando Manuel das Neves Videira é natural da Sé Nova – Coimbra, nasceu no dia 29 de novembro 1971, e tem 51 anos. É licenciado em Ciências Militares, na especialidade de GNR, tem uma Pós-Graduação em Direito e Segurança e uma Pós-Graduação em Ciências Militares e Policiais.
Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1995, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam:
-
2.º Comandante Territorial de Coimbra;
-
Chefe da SOTRP no Comando Territorial de Coimbra;
-
Chefe da SOTRP no Comando Territorial de Aveiro;
-
Chefe da SOTRP no Comando Territorial de Santarém;
-
Chefe da SRLF no Comando Territorial de Coimbra;
-
Chefe da Repartição de Recrutamento e Concursos do CARI;
-
Comandante do Destacamento Territorial da Lousã;
-
Adjunto do Comandante do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, na Unidade de Controlo Costeiro;
-
Comandante do Destacamento Fiscal de Vila Nova de Gaia, na Brigada Fiscal;
-
Comandante do Destacamento Fiscal da Figueira da Foz, na Brigada Fiscal;
-
Comandante de Pelotão e Companhia na Escola Prática da Guarda;
-
Formador de Tática e Investigação Criminal na Escola Prática da Guarda.
Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.
O Comando Territorial de Coimbra é responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em todo o distrito, tendo a seu cargo uma área de policiamento com um total de 3947 km2 e a responsabilidade da segurança de 40 8631 habitantes. Integra um Destacamento de Trânsito, um Destacamento de Intervenção e quatro Destacamentos Territoriais, designadamente: Cantanhede, Coimbra, Lousa e Montemor, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 23.
23-08-2023 00:00:00