Detalhe da Noticia


Comemoração do Dia da Floresta Autóctone

O Comando Territorial de Viseu vai desenvolver, no próximo dia 23 de novembro, pelas 10:00 horas, uma iniciativa de reflorestação no perímetro florestal de São Salvador nos Baldios de Sanguinhedo de Maçãs, no concelho de Viseu.

Esta ação resulta de uma parceria tripartida, entre a Guarda Nacional Republicana, a Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro (ICNF) e os Baldios de Sanguinhedo de Maçãs, tendo em vista a reflorestação das áreas florestais utilizadas para efeitos de formação prática do Curso de Investigação das Causas de Incêndios Florestais, realizados entre os anos de 2020 e 2023, nos quais foram formados 428 elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e militares da Forças Congéneres do Chile, Espanha e Itália.

Para este efeito, serão plantadas 2 300 árvores da espécie Carvalho Português pelos operacionais do SEPNA e dos Sapadores Florestais do ICNF, a que se juntam ainda as corporações dos Bombeiros Sapadores e dos Bombeiros Voluntários de Viseu, acompanhados por mais de 40 crianças, do 1.º ciclo da Escola Casal de Mundão de Viseu.

Com esta iniciativa, todas as entidades se unem em torno de um desiderato maior que envolve, para além da preservação do ecossistema e a sensibilização das crianças para a responsabilidade ambiental, um incremento à resiliência das povoações que, após disponibilização dos locais utilizados para as ações de formação, veem criada uma faixa de proteção contra os incêndios rurais.

O Dia da Floresta Autóctone, celebrado anualmente no dia 23 de novembro, destaca a importância da preservação das florestas naturais. Esta data foi escolhida como alternativa ao Dia Mundial da Floresta, originalmente criado para países do norte da Europa, onde as condições para a plantação de árvores são mais adequadas em março.

A floresta autóctone é igualmente crucial na manutenção do equilíbrio da fauna e flora locais, sendo também mais resistente a pragas, doenças e variações climáticas, como secas e chuvas intensas, factos que contribuem para a fertilidade do solo e para o equilíbrio biológico das paisagens.

 



21-11-2023 00:00:00