No âmbito de uma denúncia de furto de veículo, o qual tinha sido avistado a circular no Itinerário Complementar n.º 9 (IC9), os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local onde localizaram o suspeito que, ao aperceber-se da presença da Guarda, encetou uma fuga. No seguimento da ação, o indivíduo abandonou o veículo, tendo fugido a pé até ser intercetado pelos militares.
Das diligências policiais realizadas, apurou-se ainda que o suspeito transportava na bagageira diversos objetos furtados. Foi efetuada uma revista pessoal de segurança, uma busca sumária ao veículo e uma busca domiciliária, que resultou na apreensão do seguinte material:
Os bens furtados foram restituídos aos legítimos proprietários.
O detido, com antecedentes criminais por sequestro, roubo qualificado, furto qualificado, tráfico de estupefacientes, posse de arma proibida, ofensa à integridade física e condução sem habilitação legal, foi presente no Tribunal Judicial de Santarém, onde lhe foi aplicada a medida de coação de apresentações periódica no posto policial da área de residência.
Em ato contínuo foi dado cumprimento a três mandados de detenção pendentes por roubo, furto e tráfico de estupefacientes, pelo que foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa para cumprimento de pena de prisão efetiva.
A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Tomar, Núcleo de Apoio Técnico (NAT) de Santarém e o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Tomar.