Após uma fiscalização aleatória por parte dos militares da Guarda, o condutor não obedeceu ao sinal de paragem, tendo colidido contra o veículo policial, encetando, posteriormente, a sua fuga. Durante cerca de 15 quilómetros de fuga, o condutor incumpriu várias normas rodoviárias, tendo criado perigo eminente para os demais ocupantes da via pública.
No seguimento das diligências, foi possível intersetar o veículo e os seus ocupantes, tendo sido confirmado que se tratava de um veículo furtado, sendo os seus ocupantes detidos.
Os detidos foram constituídos arguidos, sujeitos à medida de coação de Termo de Identidade e Residência e, posteriormente, restituídos à liberdade.
Após a restituição à liberdade, os indivíduos foram novamente detidos, em flagrante delito, enquanto cometiam um crime de furto de veículo, por militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC), do Destacamento Territorial de Mafra.
Após este comportamento reincidente, e por ordem da autoridade judiciária, os indivíduos permanecem detidos nas instalações da Guarda e vão ser presentes no Tribunal Judicial da Amadora, para aplicação de medida de coação.
A ação contou com o reforço de militares do Destacamento Territorial de Torres Vedras e do Destacamento de Trânsito de Torres Vedras.