Detalhe da Noticia


Vagos – Três detidos por captura ilegal de aves

O Comando Territorial de Aveiro, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Aveiro, no dia 28 de janeiro, deteve três homens de 44, 45 e 50 anos, por dano contra a natureza, na freguesia de Calvão, no concelho de Vagos.

No âmbito de uma ação de patrulhamento, os elementos do SEPNA de Aveiro detetaram três indivíduos que utilizavam “redes invisíveis” e “palmas” para a captura ilegal de aves (pintassilgos).

A ação culminou na apreensão do seguinte material:

Os animais resgatados foram entregues no Parque Biológico em Gaia. 

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Vagos.

A Conservação da Vida Selvagem e dos Habitats Naturais na Europa, designada Convenção de Berna, com a sua regulamentação de aplicação dada pelo Decreto-Lei n.º 38/2021, de 31 de maio, consagra no seu Anexo II as espécies de fauna estritamente protegidas, onde consta a espécie pintassilgo.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.



29-01-2024 00:00:00