No próximo dia 30 de janeiro de 2024, o Auditório da Guarda Nacional Republicana, em Queluz, abre as suas portas ao programa EUSOUDIGITAL, para uma ação de formação que vai juntar mentores e voluntários no ensino do digital, de forma simples e gratuita, a dezenas de cidadãos adultos, que não estão familiarizados com o uso da internet.
O MEO e a GNR associam-se a este programa, enquanto parceiros do MUDA e promotores deste compromisso que visa a participação das pessoas no espaço digital, contribuindo para um País mais avançado, inclusivo e participativo.
Nesta iniciativa, mentores e voluntários, vão ensinar, a dezenas de adultos não digitais, a dar os primeiros passos no mundo digital, nomeadamente como pesquisar e navegar na internet, como criar uma identidade digital, uma conta pessoal numa rede social, ou ainda como utilizar o correio eletrónico, tudo em segurança e privacidade.
Neste evento, que contará com a presença de Elisabete Macieira, Coordenadora Geral do MUDA, de Francisco Matos Chaves, Diretor Digital do MEO e do Coronel Tirocinado, Mário José Machado Guedelha, da Guarda Nacional Republicana, o MEO irá oferecer 50 computadores portáteis recondicionados, aos participantes da ação de formação, reforçando o seu compromisso pela promoção de uma economia mais circular.
Adicionalmente, no âmbito desta parceria, inicia-se uma campanha exclusiva MEO que proporciona condições facilitadas de aquisição de um tablet nas lojas MEO para todos aqueles que realizem a formação gratuita EUSOUDIGITAL, considerando que o tablet se apresenta como um excelente equipamento para aprendizagem e posterior desenvolvimento das competências adquiridas na formação.
Para Francisco Matos Chaves, Diretor Digital do MEO, “esta iniciativa promove, de uma forma prática e inclusiva, a digitalização junto das pessoas com mais de 45 anos e que queiram dar os primeiros passos na internet de forma segura. Somos a marca líder do setor das comunicações e, como tal, temos uma responsabilidade acrescida para com o País. Queremos tornar os portugueses mais próximos através do digital, seja a nível tecnológico, seja no contributo para uma sociedade mais participativa e inclusiva.”
Para o Coronel Tirocinado, Mário José Machado Guedelha, da Guarda Nacional Republicana, “este projeto-parceria traduz a materialização do conceito de Policiamento Comunitário da Guarda, centrado nas pessoas, como resposta integrada, colaborativa e multidisciplinar e cujo objetivo particular é a melhoria do dia-a-dia dos nossos cidadãos, em particular os idosos. Para a prossecução da transição digital, importa proporcionar informação e formação aos utilizadores e garantir um ambiente de segurança para a sua utilização. Deste modo, pretende-se sensibilizar para os riscos e perigos associados ao ambiente digital e potenciar a imensidão de vantagens da presença no mundo cada vez mais digital, seja na utilização de serviços digitais elementares, seja como ferramenta de combate à solidão e ao isolamento, para que assim, possamos contribuir para uma comunidade mais humana, inclusiva, solidária e segura.”
De acordo com Alexandre Nilo Fonseca, Diretor Executivo do MUDA, "Esta colaboração entre o Programa EUSOUDIGITAL, o MEO e a GNR representa um marco fundamental na nossa missão de capacitar digitalmente a população sénior de Portugal. Nunca é tarde para se tornar digital, e esta parceria prova que, juntos, podemos criar uma sociedade onde a idade não é barreira para a participação ativa no mundo digital. Cada entidade traz a sua área de especialidade, e essa sinergia é crucial para alcançarmos um impacto significativo na vida da nossa população, mostrando que o digital é um instrumento poderoso para aumentar o conhecimento, conectar as pessoas e gerações, e ser mais inclusivo."
Mais do que ligar pessoas através da internet, esta parceria pretende combater o isolamento e tornar mais fácil e acessível a vida de todos os cidadãos.
_______
O PROGRAMA EUSOUDIGITAL
A informação sobre este programa pode ser encontrada em https://eusoudigital.pt/.