Ao longo dos últimos dois anos, foram realizadas diligências que permitiram apurar que o grupo de indivíduos atuavam em rede e com tarefas específicas. O produto estupefaciente, nomeadamente, cocaína e heroína era adquirido junto de grandes centros (Porto, Leiria e Setúbal), e transportado até pequenas localidades do concelho de Vila Flor e da cidade de Mirandela, onde o produto era adulterado, tornando-o ainda mais rentável, e posteriormente dissimulado na via pública ou enterrando em terrenos agrícolas para posteriormente o vender a consumidores de todo o distrito de Bragança.
No decorrer da ação foi dado cumprimento a 11 mandados de detenção, 14 mandados de buscas domiciliárias e oito não domiciliárias nos concelhos de Vila Flor e Mirandela, tendo a Guarda Nacional Republicana desencadeado a operação “Terra Branca” que culminou com a detenção dos 11 suspeitos.
Além das detenções, foram apreendidos os seguintes produtos/objetos:
Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório amanhã, dia 16 de fevereiro, no Tribunal Judicial de Vila Flor, para aplicação das medidas de coação.
A Operação contou com o reforço do Grupo de Intervenção de Ordem Pública, do Grupo de Intervenção Cinotécnica, dos Destacamentos de Intervenção de Bragança, Vila Real, Guarda, Porto e Viseu, das estruturas de Investigação Criminal de Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda, da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário de Mirandela, do Núcleo de Proteção Ambiental de Mirandela e dos Postos Territoriais de Mirandela, Torre de Dona Chama, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Bragança, Alfândega da Fé, Sendim e Miranda do Douro.
Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a estarem presentes, amanhã, dia 16 de fevereiro, a partir das 10:00 e até às 13:00 horas, nas instalações do Quartel do Destacamento Territorial da GNR de Mirandela, sito na Rua Manuel Pinto de Azevedo, nº 187, 5370-460 Mirandela, onde poderão captar imagens da apreensão e recolher declarações do Comandante do Destacamento Territorial de Mirandela, Capitão Hugo Torrado.