No seguimento de um pedido de auxílio por parte das vítimas que se encontravam desorientadas num percurso pedestre, na freguesia de Curral das Freiras, concretamente entre a Boca da Corrida e Pico de São Jorge, e não conseguiam regressar, foi acionada uma equipa de militares da Guarda especializada em resgate em montanha para proceder à sua localização. De imediato foram encetadas diligências, e a equipa do PPSM da UEPS/GNR, que se encontrava próxima do local, realizou as diligências para os localizar, aproximadamente 1 hora e 40 minutos depois do início do trajeto.
Ao chegarem ao local onde as vítimas se encontravam, os militares da Guarda constataram que apresentavam ligeiros sinais de hipotermia e desidratação, não sendo necessários mais meios para extração das mesmas, nem tratamento hospitalar.
A ação foi coordenada e articulada com o Comando Regional de Operações de Socorro (CROS) da Madeira – Serviço Regional de Proteção Civil.
A GNR aconselha a que, em atividades de montanha, tenham sempre uma pequena lanterna, apito, kit primeiros socorros e um meio de orientação no terreno (GPS ou Smartphone), de forma a perceber qual o tempo estimado para terminar o percurso, de forma a não serem surpreendidos pelo pôr do sol, assim como calçado e vestuário adequado a este tipo de ambiente irregular no clima e no terreno.
Paralelamente que informe sempre alguém para onde vai e qual o tempo estimado para terminar a atividade, verificando previamente as condições meteorológicas e o grau de dificuldade do percurso que planeia efetuar.