Detalhe da Noticia


Operação “Peregrinação Segura 2024”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito das celebrações das aparições de Fátima, a partir de dia 4 e até ao dia 14 de maio, intensifica as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima e no seu Santuário, com o objetivo de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações, reforçando ainda o policiamento no Santuário e zonas envolventes.

 

Tratando-se de um evento de grande impacto a nível nacional e internacional, que reúne milhares de fiéis de todo o mundo, a GNR prevê um elevado número de peregrinos a efetuarem o percurso a pé, em grupos numerosos e circulando muitas vezes em vias com tráfego intenso e com bermas estreitas ou com ausência das mesmas, o que potencia o risco de atropelamento. Este significativo aglomerado de pessoas implica uma preocupação acrescida nos aspetos relacionados com a segurança.

A operação “Peregrinação Segura 2024” será realizada em duas fases:

1ª fase – de 4 a 11 de maio, através da orientação do esforço de policiamento para as vias mais críticas, designadamente as vias utilizadas pelos peregrinos pedestres e envolventes dos locais do evento e respetivos eixos viários de acesso, bem como para a sensibilização dos peregrinos;

2ª fase – de 12 a 14 de maio, garantindo a segurança das celebrações religiosas que decorrem no Santuário de Fátima e zonas envolventes.

 

Nesse sentido, e uma vez que este aglomerado significativo de pessoas implica uma preocupação acrescida nos aspetos relacionados com a segurança, a GNR aconselha os peregrinos, a ter em atenção os seguintes comportamentos:

 

Na cidade de Fátima e no Santuário, a GNR deixa os seguintes conselhos aos peregrinos:

 



02-05-2024 00:00:00