Os Postos de Vigia da Rede Nacional de Postos de Vigia (RNPV), integram uma das estruturas fixas do Dispositivo Integrado de Vigilância e Deteção de Incêndios Rurais.
No âmbito das atribuições de coordenação de toda a vigilância, a informação recolhida pelos PV é integrada com a informação recolhida através das restantes atividades de patrulhamento e vigilância pelos diversos meios e valências da GNR, bem como das restantes entidades que participam na vigilância florestal e população em geral.
A vigilância dos territórios rurais tem como objetivo primordial a deteção de incêndios de forma célere, bem como a redução do número de ocorrências de incêndio rural e a identificação dos seus agentes causadores ou suspeitos. Assim, na sua grande maioria das vezes, a imediata deteção de ocorrências de incêndio, revela-se preponderante na identificação e localização precisa dos mesmos, bem como na sua comunicação rápida às entidades responsáveis pela supressão.
A vigilância e deteção de incêndios pode ser assegurada:
Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a estarem presentes, dia 8 de maio, pelas 10:00 horas, no Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo, sito na Av. Jorge Luís Borges 23, 5160-220 Torre de Moncorvo, onde poderão acompanhar uma acão de vigilância com meios da GNR, perceber o funcionamento da RNPV e recolher declarações com o Chefe do SEPNA do Comando Territorial de Bragança, Major Vitor Manuel Romualdo.