No âmbito de um processo por violência doméstica, os militares da Guarda deram cumprimento a um mandado de detenção. No decorrer da ação, apurou-se que o detido ameaçava e exercia violência física e verbal contra as vítimas, esposa e filha com 52 e 22 anos, respetivamente.
No decorrer da ação, foram realizadas duas buscas, uma domiciliária e outra em veículo, tendo sido possível apreender o seguinte material:
O detido, com antecedentes criminais por condução sob o efeito do álcool, foi presente no dia 10 de maio no Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de afastamento da residência, proibição de contactos por qualquer forma ou meio com as vítimas, controlado com pulseira eletrónica até uma distância de 500 metros.
A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.
A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da Violência Doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe: