No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria há cerca de dois anos, os militares da Guarda realizaram diversas diligências policiais que culminaram com o cumprimento de um mandado de detenção a um dos suspeitos e 24 mandados de busca, 12 dos quais domiciliárias, duas não domiciliárias e dez em veículos. Na sequência das diligências policiais, foram detidos outros sete suspeitos, em flagrante delito e apreendido o seguinte material:
· 4 540 doses de haxixe;
· 804 doses de liamba;
· Cinco doses de cocaína;
· Três munições;
· Oito viaturas;
· 158 705 euros em numerário;
· Oito telemóveis;
· Diverso material de corte, pesagem e embalagem de produto estupefaciente.
Os detidos foram presentes ontem, dia 17 de julho, no Tribunal Judicial de Penafiel, para aplicação de medidas de coação, tendo sido aplicadas, a seis dos detidos, as medidas de apresentações semanais no postos policiais das suas áreas de residência, proibição de contactos entre os mesmos e de frequência de locais conotados ao tráfico e consumo de produtos estupefacientes. Aos restantes dois detidos, foi decretada a medida de coação de prisão preventiva.
A ação contou com o reforço da Unidade de Intervenção (UI), do Destacamento de Intervenção (DI) do Porto e de militares dos Comandos Territoriais de Aveiro e Braga.