Os elementos do SEPNA detetaram que o equino deambulava na via pública, pelo que foram realizadas diligências no sentido de localizar o seu detentor. No decorrer da ação, foi possível determinar que o animal tinha fugido do seu alojamento e não era portador de qualquer tipo de registo. Na sequência das diligências realizadas, foi possível localizar o seu proprietário, o qual procedeu à recolha do animal.
Foi elaborado um auto de notícia por contraordenação devido à falta de registo e pela falta do dever de garantir a segurança do animal, por forma a que este não cause danos a pessoas, bens e noutros animais, tendo sido enviado à autoridade administrativa competente, Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.