No âmbito da operação “TRIBUTO III”, a qual visa a fiscalização e controlo intensivo de mercadorias, a nível nacional, com incidência nos principais eixos rodoviários, a Guarda tem como objetivo detetar, prevenir e reprimir situações de infração e fraude tributárias.
No decorrer da ação, foi privilegiado o controlo dos documentos de transporte e faturação, de mercadorias sujeitas a Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC), designadamente, Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Produtos Energéticos (ISP), Imposto sobre o Tabaco (IT) e Imposto sobre o Álcool e Bebidas Alcoólicas (IABA) e Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), bem como a regular condição dos veículos de matrícula estrangeira em circulação no território nacional.
Nesta operação foram empenhados 123 militares e dois binómios para deteção de tabaco, tendo sido fiscalizados 1 302 veículos, dos quais resultou a detenção de um indivíduo por condução sem habilitação legal e a elaboração de diversos autos de contraordenação, destacando-se:
A operação contou com o reforço de militares do Comando Territorial de Beja e de Faro, da Unidade Nacional de Trânsito (UNT) e da Unidade de Intervenção (UI), nomeadamente do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) com meios cinotécnicos de deteção de tabaco. Foi ainda possível contar com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Faro.
A Guarda Nacional Republicana, ciente do seu efeito dissuasor e preventivo, irá prosseguir e intensificar este tipo de operações, no âmbito do combate à economia paralela e às práticas de Fraude e Evasão Fiscais.