Esta ação teve como principal objetivo verificar as condições de segurança dos utentes da estrada nacional, focando-se na fiscalização de possíveis infrações ao Código da Estrada e demais legislação complementar. Foram fiscalizados cerca de 35 condutores, sendo detetadas 20 infrações por estacionamento irregular. Recorda-se que o estacionamento irregular, em determinadas circunstâncias, pode impedir a fluidez do trânsito, obrigando os veículos a utilizar a faixa de rodagem contrária, e pode ainda dificultar o acesso a veículos devidamente estacionados, a saída destes ou a ocupação de lugares vagos, colocando em perigo os utilizadores da via.
Paralelamente à fiscalização rodoviária, devido à grande acumulação de lixo nas imediações da Lagoa da Esturranha, foi realizada uma ação de sensibilização por militares do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA). Esta ação visou alertar e consciencializar a população sobre a importância da proteção e conservação da natureza e do ambiente, especialmente no que diz respeito à fauna, flora e recursos hídricos.
Reforçamos a necessidade de uma utilização responsável e consciente deste espaço, para que todos possam continuar a desfrutar da beleza e tranquilidade da Lagoa da Esturranha. O respeito pelas normas de estacionamento e pela preservação do ambiente são essenciais para manter este local agradável e seguro para todos os visitantes.
A ação contou com o reforço de militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Viana do Castelo e do Destacamento de Trânsito de Viana do Castelo.