No âmbito de uma investigação por crimes de condução perigosa de veículo, envolvendo veículos de duas rodas, vulgarmente designadas “corridas ilegais” que durava há cerca de um ano, os militares da Guarda realizaram uma operação de fiscalização rodoviária na qual foram fiscalizados mais de 100 motociclos. No decorrer das diligências foi constituído arguido um homem de 34 anos por condução perigosa e elaborados 47 autos de contraordenação dos quais se destacam:
Esta ação de fiscalização, além do combate às “corridas ilegais” visou prevenir a sinistralidade rodoviária, em especial nos veículos de duas rodas.
No ano de 2024 e apenas na área de responsabilidade do Comando Territorial do Porto, registaram mais de 755 acidentes de viação, envolvendo pelo menos um motociclo ou ciclomotor, dos quais resultaram 19 vítimas mortais, 34 feridos graves e 560 feridos leves.
A ação contou com o reforço de militares da Unidade Nacional de Trânsito, do Destacamento de Trânsito de Penafiel, do Destacamento de Intervenção e do Destacamento Territorial de Santo Tirso.