A operação de busca e resgate, que foi coordenada pelo Comando Territorial de Coimbra, teve o seu início pelas 21h40 do dia 1 de setembro, com o acionamento dos meios, tendo sido detetado pela equipa UAS, pelas 01h25 do dia 02 de setembro, um ponto quente, num local de difícil acesso, com mato denso, o que se veio a confirmar tratar-se do idoso desaparecido. Na sequência da operações de busca e resgate, o idoso foi localizado pelos militares do Posto Territorial da Pampilhosa da Serra, o qual se encontrava com vida, consciente, mas com sinais de hipotermia.
Foram acionados os meios para prestação dos primeiros socorros, tendo o idoso sido transportado de imediato para uma unidade hospitalar para observação.
A ação contou com o reforço dos militares do Posto Territorial da Pampilhosa da Serra e Góis, e contou ainda com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa da Serra.
A Guarda Nacional Republicana releva o sucesso desta missão, a qual permitiu salvaguardar uma vida Humana, destacando a relevância do emprego de diversos meios e valências, nomeadamente com destaque para as aeronaves não tripuladas (ANT).