A ação, que envolveu três buscas domiciliárias culminou com a detenção em flagrante delito dos três suspeitos, na posse de 200 quilos de metais não preciosos, tendo sido apreendidas duas viaturas, telemóveis, ferramentas e utensílios utilizados para o corte dos cabos de cobre.
Os suspeitos, três homens com idades entre os 30 e os 40 anos, atuavam nos distritos de Santarém, Leiria, Setúbal e Lisboa, tendo, entre 2013 e a data da detenção, furtado e vendido metais não preciosos no valor aproximado de 100 mil euros.
A operação contou com a colaboração do Comando Territorial de Santarém, da Unidade de Intervenção e da Policia de Segurança Pública.
Com a detenção dos indivíduos, que neste momento estão ser presentes em tribunal, desencadeou-se, nos dias 19 e 20 de abril, através da estrutura do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente e de Trânsito, uma operação de fiscalização a operadores de gestão de resíduos e oficinas, em toda a zona do distrito de Lisboa.
Foram fiscalizados 23 operadores de gestão de resíduos, três oficinas e um veículo de transporte de mercadorias, tendo-se obtido os seguintes resultados:
· Encerramento de um operador de gestão de resíduos;
· Dez autos de contraordenação no âmbito de legislação ambiental;
· Dois autos a legislação de trânsito;
· Dez viaturas em fim de vida referenciadas para análise da sua situação legal;
· Apreensão de dois motociclos;
· Apreensão de 3,5 toneladas de pinhas.