Na sequência de um alerta a dar conta de que o homem estava desaparecido, os militares da Guarda deslocaram-se rapidamente para o local e iniciaram diligências policiais necessárias, entre elas, a ativação de diversos meios humanos, meios a cavalo, meios cinotécnicos e da equipa Unmanned Aircraft System (UAS), vulgo drones.
Nesse seguimento, os militares, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo e vários populares, percorreram toda a área envolvente, tendo sido possível localizar o idoso numa zona florestal, com evidentes sinais de hipotermia e aparentemente debilitado.
O idoso foi assistido pelos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo, tendo sido transportado para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Vila Nova de Foz Côa, para acompanhamento do seu estado de saúde.
A Guarda Nacional Republicana releva o sucesso desta missão, a qual permitiu salvaguardar uma vida humana, destacando a relevância do emprego de diversos meios e valências, nomeadamente com destaque para os meios cinotécnicos e para as aeronaves não tripuladas (ANT).