No âmbito de uma investigação pelo crime de maus tratos a animais de companhia, iniciada em junho de 2023 no concelho de Barcelos, os militares da Guarda realizaram diversas diligências policiais que permitiram identificar e localizar o suspeito. Foi ainda possível apurar que este, residente no concelho de Alenquer, no distrito de Lisboa, se deslocava regularmente a Barcelos com o intuito de alimentar os animais sob a sua responsabilidade.
No decurso da investigação, o suspeito foi constituído arguido pelo crime de maus tratos a seis animais de companhia, resultante da ausência de alimentação e água adequada à sobrevivência dos mesmos.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Barcelos.
A GNR lembra que o crime de maus tratos de animais de companhia é punido criminalmente com pena de prisão até seis meses a dois anos.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.