O exercício tem como objetivo treinar, aperfeiçoar e interoperabilizar as valências do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e do Servicio de Protección de la Naturaleza (SEPRONA) da GC. Pretende-se, ainda, avaliar os processos de planeamento e condução de exercícios, integrando as melhorias identificadas em outras ações conjuntas anteriores, e obtendo experiência para desenvolver os processos encadeados de investigação ambiental enquanto polícias ambientais de ambos os países.
Neste contexto, foi estabelecida a criação de quatro cenários, direcionados para diversos problemas ambientais reais, que afetam ambos os países, sendo realizadas as ações necessárias à resolução dos incidentes, através de equipas conjuntas.
Adicionalmente, o exercício contará com células que simularão autoridades civis, juízes, funcionários civis, laboratórios e outras organizações ou entidades, com vista a conferir realismo ao incidente. Estas células terão por base um planeamento adequado, assim como cenários credíveis e versáteis, que levem os participantes a agir como se tratasse de um caso real.
No final do exercício, será realizada uma apreciação crítica e extraídas as lições aprendidas, sendo apresentada uma explicação das ações realizadas, complementada com uma exposição dinâmica e estática, dirigida às autoridades presentes no encerramento do exercício.
Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a estarem presentes amanhã, dia 21 e dia 22 de novembro, das 08h00 às 13h00, no Posto de Comando, sito em Plaza Mayor, Fermoselle, para captação de imagens e recolha de declarações, devendo ser contactado o Major Pedro Fernandes – 938501980, do Comando Territorial de Bragança.