A operação de fiscalização destinada ao combate e prevenção da evasão e fraude fiscal, realizada nos concelhos de Almada, Alcochete e Vila Franca de Xira, estabeleceu como principais alvos de inspeção os veículos de mercadorias em geral e os automóveis ligeiros. A ação centralizou-se no controlo dos documentos de transporte e de faturação de mercadorias sujeitas a Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC), nomeadamente o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP), o Imposto sobre o Tabaco (IT), o Imposto sobre o Álcool e Bebidas Alcoólicas (IABA), bem como Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA). Adicionalmente, foi verificada a situação legal dos veículos de matrícula estrangeira em circulação no território nacional, garantindo o cumprimento das obrigações previstas na legislação em vigor.
A ação culminou nos seguintes resultados:
A operação mobilizou 86 militares da Guarda, 19 viaturas, e contou com o reforço dos Destacamentos de Ação Fiscal de Coimbra e Évora, da Unidade Nacional de Trânsito (UNT) e do Destacamento de Trânsito do Carregado, do Comando Territorial de Lisboa. Esta ação contou ainda com a colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Com objetivo de aumentar o sentimento de segurança dos cidadãos, as Forças e Serviços de Segurança e Agências do Estado, através de um trabalho conjunto e de coordenação entre si e envolvendo a capacidade de todas em diversas e múltiplas áreas de atuação policial, sob a coordenação do Sistema de Segurança Interna (SSI), encontram-se a desenvolver a Campanha “Portugal Sempre Seguro”.
Das Forças e Serviços de Segurança e Agências do Estado, destacam-se a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Polícia Judiciária (PJ), a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a Autoridade Tributária (AT), a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).