Esta operação foi orientada para a fiscalização de potenciais infrações ao cumprimento das disposições legais no âmbito tributário, aduaneiro e legislação rodoviária, ficando cada força de segurança responsável pela fiscalização das respetivas competências específicas, presentes nesta Região Autónoma.
As ações contaram com o empenhamento de 67 militares da GNR e polícias da PSP, tendo sido fiscalizados um total de 520 veículos.
Dos resultados desta operação policial, destaca-se a detenção de duas pessoas pela prática do crime de condução de veículo em estado de embriaguez.
Da operação resultou ainda o registo de 22 autos de contraordenação, de entre os quais se destacam:
Com objetivo de aumentar o sentimento de segurança dos cidadãos, as Forças e Serviços de Segurança e Agências do Estado, através de um trabalho conjunto e de coordenação entre si e envolvendo a capacidade de todas em diversas e múltiplas áreas de atuação policial, sob a coordenação do Sistema de Segurança Interna (SSI), encontram-se a desenvolver a Campanha “Portugal Sempre Seguro”.
Das Forças e Serviços de Segurança e Agências do Estado, destacam-se a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Polícia Judiciária (PJ), a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a Autoridade Tributária (AT), a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).