No âmbito de uma denúncia por extorsão, os militares da Guarda realizaram diligências de investigação que permitiram apurar que, durante cerca de quatro anos, no concelho de Paços de Ferreira, o suspeito proferiu ameaças de morte à vítima, um homem de 28 anos. Estas ameaças visavam coagir a vítima a realizar pagamentos através de transferências bancárias, carregamentos de plataformas de jogos online e entregas em numerário, tendo causado um prejuízo total estimado em 120 000 euros.
No decorrer as diligências policiais, o suspeito foi detido em flagrante, no concelho de Felgueiras. Adicionalmente, foi realizada uma revista de segurança ao detido, tendo sido possível apreender o seguinte material:
O detido, com antecedentes criminais por furto e tráfico de estupefacientes, foi presente ontem, dia 14 de janeiro, no Tribunal Judicial de Penafiel, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contacto com a vitima e apresentações semanais em posto policial da área de residência.