No âmbito de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório, para prevenção, deteção e repressão de situações de caça fora das normas legalmente estabelecidas, os elementos do SEPNA verificaram que o suspeito se encontrava a caçar, utilizando uma armadilha designada por “rede invisível”, a qual se encontrava armada num terreno situado numa zona de passagem de aves, com a finalidade de capturar espécimes.
A ação culminou na apreensão do dispositivo de captura ilegal e na detenção do suspeito por crime de dano contra a natureza.
Durante a operação, foi ainda possível resgatar uma ave que tinha sido capturada, a qual foi posteriormente restituída ao seu habitat natural.
O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Figueiró dos Vinhos.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.