No âmbito de uma investigação, que decorria há cerca três meses, por ameaças com arma de fogo num estabelecimento de combustível, no concelho de Castelo Branco, e na sequência da qual já tinha sido apreendida uma caçadeira de canos serrados e diversas munições do tipo zagalote, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram identificar o suspeito.
Na sequência da ação, foram realizadas três buscas, uma busca domiciliária e duas em viaturas, que culminaram na apreensão de diversas munições do tipo zagalote, munição cuja aquisição, detenção e cedência são proibidas. No decorrer da ação foi ainda dado cumprimento a um mandado de detenção.
O detido foi presente, no dia 21 de março, ao Tribunal Judicial de Castelo Branco, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de proibição de contactar, por qualquer meio, com as testemunhas identificadas no processo, proibição de frequentar determinados locais, e proibição de adquirir, usar ou deter armas ou quaisquer objetos suscetíveis de serem utilizados como meios de agressão.