No âmbito de uma investigação em curso sobre diversos roubos com recurso a violência, registados em vários concelhos do distrito do Porto, os militares da Guarda realizaram diligências de investigação, tendo sido possível identificar e localizar cinco suspeitos no interior de uma viatura previamente sinalizada por ter sido furtada.
No decorrer da ação, foram realizadas revistas de segurança aos ocupantes, tendo sido verificado que um dos suspeitos se encontrava na posse de uma arma de fogo modificada, facto que levou à sua detenção em flagrante. Adicionalmente, foi realizada uma busca ao veículo, que resultou na apreensão do seguinte material:
A viatura foi apreendida e restituída ao seu legítimo proprietário.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial do Porto.
Os restantes suspeitos – dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 31 e os 32 anos – todos com antecedentes por crimes contra o património e tráfico de estupefacientes, e com cumprimento de penas de prisão efetiva, foram constituídos arguidos. Os factos foram remetidos aos Tribunais Judiciais de Gondomar e de Vila Nova de Gaia, bem como ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto.
No decorrer da ação foi ainda identificada uma mulher de 32 anos.