No decorrer de uma ação de patrulhamento à orla costeira, no âmbito da prevenção e fiscalização do exercício da pesca lúdica, os militares da Guarda detetaram um indivíduo na zona entre marés a apanhar lapas. No seguimento da abordagem, constatou-se que o indivíduo se encontrava na posse de um saco de rede contendo exemplares da referida espécie. Os moluscos foram de imediato apreendidos e, por se encontrarem vivos e em boas condições de sobrevivência, foram devolvidos ao seu habitat natural, contribuindo para a preservação da espécie e para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.
Da ação, resultou a identificação de um homem de 50 anos e a elaboração de um auto de contraordenação, tendo os factos sido comunicados à Inspeção Regional das Pescas e dos Usos Marítimos.
A GNR relembra que o respeito pelos períodos de defeso é uma medida de gestão sustentável, a qual tem o intuito de melhorar a rentabilidade potencial dos recursos marinhos e de garantir a sustentabilidade ambiental, económica e social da pesca.