Na sequência de uma investigação pelo crime de furto de máquinas industriais e tráfico de estupefacientes, que decorria há cerca de um ano, e que teve início após o furto de duas máquinas industriais, nos concelhos de Braga e Vila do Conde, avaliadas em mais de 150 mil euros, os militares da Guarda realizaram diversas diligências policiais que permitiram localizar e recuperar as mesmas.
Após a recuperação das máquinas e a sua entrega aos legítimos proprietários, a investigação prosseguiu, tendo-se verificado o furto de outras cinco máquinas industriais nos distritos de Braga, Porto, Leiria, Santarém e Faro, avaliadas em mais de 100 mil euros, as quais, no seguimento da ação, também foram recuperadas e devolvidas aos legítimos proprietários.
No decorrer da investigação, foi ainda possível apurar que os suspeitos tinham furtado outros três veículos, nomeadamente, dois ligeiros de mercadorias um ligeiro de passageiros, avaliados em cerca de 20 mil euros, bem como traficavam produtos estupefacientes.
No âmbito da referida operação, foram cumpridos 11 mandados de busca domiciliária e em veículos, armazéns e empresas, nos distritos de Braga, Leiria e Santarém, tendo sido possível apreender:
A operação policial contou com o reforço de militares dos Comandos Territoriais do Porto, Leiria e Santarém, bem como da Unidade de Intervenção da GNR.
Os detidos permanecem nas instalações da Guarda e serão presentes ao Juiz de Instrução Criminal para aplicação das medidas de coação.