Detalhe da Noticia


Idanha-a-Nova – Detido por uso de documento de identificação alheio

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Destacamento de Trânsito de Castelo Branco, no dia 2 de junho, deteve um homem de 52 anos por uso de documento de identificação alheio, no concelho de Idanha-a-Nova.

 

No âmbito de uma ação de fiscalização, foi possível apurar-se que o condutor do veículo estava a utilizar um cartão de tacógrafo alheio, permitindo-lhe assim exceder os tempos de condução legalmente permitidos e evitar o cumprimento dos tempos de repouso obrigatórios. Na sequência da ação, o condutor foi detido e o cartão em causa foi apreendido.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Idanha-a-Nova.

A Guarda Nacional Republicana relembra que, para além da gravidade criminal e contraordenacional destes ilícitos, a manipulação e viciação dos tacógrafos constitui uma prática de risco no ambiente rodoviário, introduzindo um elemento em violação das regras de segurança estabelecidas a nível europeu no que se refere aos limites de tempo de condução e períodos mínimos de repouso estabelecidos para os condutores e cumprimento dos limites de velocidade estabelecidos para os veículos.

 



04-06-2025 00:00:00