Na sequência de uma denúncia a reportar o desaparecimento de um idoso, desde o dia 13 de junho, no referido concelho, os militares da Guarda encetaram de imediato diligências policiais com vista à sua localização, através do empenhamento de um drone do Comando Territorial de Viana do Castelo, e do empenhamento de binómios cinotécnicos do Comando Territorial do Porto.
No decurso das buscas, o idoso foi localizado pelo drone numa zona situada a cerca de 50 metros da residência numa zona de construção devoluta e com alguma vegetação de grande altura, tendo sido posteriormente transportado para uma unidade hospitalar, para avaliação do seu estado de saúde.
A Guarda Nacional Republicana releva o sucesso desta missão, a qual permitiu salvaguardar uma vida humana, destacando a relevância do emprego de diversos meios e valências, nomeadamente com destaque para os meios cinotécnicos e para as aeronaves não tripuladas (ANT).
O desaparecimento de idosos é um fenómeno para o qual a Guarda tem estado particularmente atenta, não só pelo esforço desenvolvido no sentido de permitir a localização dos desaparecidos, mas sobretudo pela prevenção deste tipo de ocorrências, alertando para a problemática.
Nesse sentido, a Guarda alerta para o seguinte: