Detalhe da Noticia


Ria Formosa - Apreensão de uma tonelada e meia de haxixe e uma embarcação

A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, apreendeu cerca de 1500 quilos de haxixe e uma embarcação, na Ria Formosa, no concelho de Olhão.

No decorrer de uma ação de patrulhamento e vigilância da costa da Secção Patrulhamento Marítimo daquela Subunidade, com o apoio do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), os militares da Guarda detetaram movimentos suspeitos a Sul da ilha da Armona, por intermédio do SIVICC. Na sequência da ação, foi imediatamente acionada a equipa marítima, que intercetou e apreendeu uma embarcação já no interior da Ria Formosa, com 20 fardos de serapilheira que continham haxixe e 20 jerricans, tendo os suspeitos que se encontravam a bordo, encetado fuga apeada, ao se aperceberem da presença da embarcação da GNR.

Os factos foram comunicados para o Tribunal Judicial de Olhão.

A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, no âmbito da sua competência específica, efetua ações de vigilância, patrulhamento e interceção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial do continente e das Regiões Autónomas. A intensificação da vigilância e patrulhamento pela orla costeira por parte da UCCF tem contribuído para combater a ameaça relacionada com o crime de tráfico internacional de estupefacientes, impedindo que o produto estupefaciente seja introduzido no mercado em Portugal e, por consequência, na Europa.



09-07-2025 00:00:00