No âmbito de uma ação de fiscalização realizada no distrito de Vila Real, centrada na recolha de informação e fiscalização de cidadãos estrangeiros em situação laboral, em território nacional, os militares da Guarda abordaram o cidadão quando estava a trabalhar numa exploração vinícola.
No decorrer da ação e com o apoio da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), foi possível apurar que o homem se encontrava em incumprimento de uma notificação de abandono voluntário, emitida em maio de 2025, motivo que levou à sua detenção.
No âmbito desta ação, foram fiscalizados:
Desta ação de fiscalização, resultaram ainda duas notificações de abandono voluntário a cidadãos estrangeiros, de 50 e 37 anos de idade, por se encontrarem a exercer atividade laboral sem a devida documentação legal.
O detido será presente no Tribunal Judicial de Alijó.
Esta ação enquadra-se na missão da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras de assegurar o controlo da entrada, permanência e atividade de cidadãos estrangeiros, bem como a vigilância e fiscalização das fronteiras marítimas e terrestres.
Com rigor e profissionalismo, a UCCF reafirma o seu compromisso com a legalidade, a segurança interna e a proteção das fronteiras nacionais, contribuindo para a salvaguarda dos cidadãos e a ordem pública.