Detalhe da Noticia


Vila Real – Detido por permanência ilegal em território nacional

A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), através do Núcleo de Fiscalização Territorial de Imigração de Matosinhos, deteve, no dia 8 de julho, um homem de 38 anos, por permanência ilegal em território nacional, no concelho de Vila Real.

No âmbito de uma ação de fiscalização realizada no distrito de Vila Real, centrada na recolha de informação e fiscalização de cidadãos estrangeiros em situação laboral, em território nacional, os militares da Guarda abordaram o cidadão quando estava a trabalhar numa exploração vinícola.

No decorrer da ação e com o apoio da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), foi possível apurar que o homem se encontrava em incumprimento de uma notificação de abandono voluntário, emitida em maio de 2025, motivo que levou à sua detenção.

No âmbito desta ação, foram fiscalizados:

Desta ação de fiscalização, resultaram ainda duas notificações de abandono voluntário a cidadãos estrangeiros, de 50 e 37 anos de idade, por se encontrarem a exercer atividade laboral sem a devida documentação legal.

O detido será presente no Tribunal Judicial de Alijó.

Esta ação enquadra-se na missão da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras de assegurar o controlo da entrada, permanência e atividade de cidadãos estrangeiros, bem como a vigilância e fiscalização das fronteiras marítimas e terrestres.

Com rigor e profissionalismo, a UCCF reafirma o seu compromisso com a legalidade, a segurança interna e a proteção das fronteiras nacionais, contribuindo para a salvaguarda dos cidadãos e a ordem pública.

 



10-07-2025 00:00:00