No âmbito de uma investigação, na sequência de um incêndio rural que deflagrou na aldeia de Vale Vicente, na localidade de Campelo, os elementos do SEPNA apuraram que o incêndio, que consumiu cerca de 28 hectares de terrenos agrícolas e florestais e que colocou em risco a referida aldeia, teve origem num curto circuito num equipamento elétrico, tendo sido o seu proprietário identificado.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Figueiró dos Vinhos.
Esta ação contou com o reforço de diversos militares do Destacamento Territorial de Pombal e com o apoio da Proteção Civil de Pombal, encontrando-se ainda a ser desenvolvidas ações de vigilância.
A Guarda Nacional Republicana mantém-se vigilante na prevenção e combate aos incêndios rurais, contribuindo ativamente para a responsabilização criminal dos seus autores e para a proteção de pessoas, bens e do património natural.
Ao SEPNA, cabe assegurar a coordenação, ao nível nacional, da atividade de prevenção, vigilância, deteção de incêndios florestais e investigação das suas causas, bem como, apoiar o Sistema de Gestão de Informação de Incêndios Florestais (SGIF) através da colaboração para a atualização permanente dos dados.