A ação foi desenvolvida no âmbito de uma operação de fiscalização direcionada ao combate à contrafação, uso ilegal de marca e comercialização de artigos contrafeitos, numa feira na freguesia de Alcabideche. No decurso da operação, os militares da Guarda detetaram diversos artigos de vestuário contrafeitos, ostentando referências a marcas conhecidas do mercado, que se encontravam expostos para venda ao público.
Na sequência da ação, foram realizadas diligências policiais que culminaram na identificação de quatro suspeitos, na elaboração de quatro autos de notícia por crimes contra a propriedade industrial e na apreensão de 745 artigos contrafeitos, com valor estimado superior a 3 500 euros.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Cascais.
A operação contou com o reforço dos militares do Destacamento de Intervenção de Lisboa.
A Guarda Nacional Republicana relembra que o objetivo principal deste tipo de ações é salvaguardar os direitos da propriedade industrial, visando essencialmente o combate à contrafação, imitação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos, assim protegendo as regras da livre concorrência do mercado e os direitos do consumidor.