Na sequência de uma denúncia que dava conta de ruídos provenientes do interior de um poço, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato ao local, onde confirmaram a veracidade dos factos relatados.
No seguimento das diligências policiais foi levantada a pedra que tapava o poço, permitindo apurar que o barulho vinha de um saco de plástico aparentando conter cães recém-nascidos. Com recurso a uma escada, um dos militares desceu o poço e confirmou a presença de quatro cachorrinhos dentro do saco e de um quinto nas proximidades.
Ainda do decorrer da ação, foi possível identificar o suspeito, que foi de imediato detido.
Os cinco cães resgatados foram encaminhados para uma clínica veterinária, através do Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, a fim de serem avaliados e receberem os cuidados necessários.
O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte de Lima.
A GNR, especialmente através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), está profundamente empenhada na defesa dos valores naturais e ambientais numa perspetiva de alcançar uma melhor segurança e bem-estar para os seres humanos e biodiversidade, destacando o bem-estar animal. Manifesta, ainda, a total disponibilidade para a receção de quaisquer contributos nesta área, os quais poderão ser efetuados através da linha SOS Ambiente e Território n.º 808 200 520, da denúncia on-line no sítio www.gnr.pt (Serviços/SOS Ambiente) ou no correio eletrónico sepna@gnr.pt.