A cerimónia de imposição de medalhas (Medal Parade), atribuídas aos militares da força multinacional da EUROGENDFOR – RFPU, que integra 24 militares da GNR, 26 da Arma dei Carabinieri italiana, 31 da Gendarmerie Nationale francesa, dois da Koninklijke Marechaussee holandesa e um da Żandarmeria Wojskowa polaca, foi presidida pelo Head of Mission da missão EULEX Kosovo, Giovanni Pietro Barbano. A cerimónia contou ainda com a presença do Head of Police Information and Operations Component da EULEX Kosovo, Coronel Catorze Pereira, da GNR, bem como de diversas entidades nacionais e internacionais.
Relembra-se que a Guarda, em representação de Portugal, assumiu, no dia 28 de novembro de 2024, a Presidência do Comité Interministerial de Alto Nível (CIMIN) da EUROGENDFOR, coordenando a cooperação internacional desta força multinacional durante o ano de 2025.
No âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado Português, nomeadamente com a União Europeia, em 2018, 2022 e 2025, a GNR disponibilizou militares para integrar duas RFPU da EUROGENDFOR, em apoio à missão da União Europeia no Kosovo, no seu papel de segunda resposta em matéria de segurança no âmbito da estrutura de segurança daquele território. A RFPU é comandada por um major da Gendarmerie Nationale francesa, coadjuvado por um segundo-comandante da Arma dei Carabinieri, e integra militares de diversas valências da GNR, com especial destaque para a manutenção e o restabelecimento da ordem pública.
A EUROGENDFOR, com génese em 2004 e formalmente criada através do Tratado de Velsen, em 2007, é composta por forças gendármicas de países europeus, tendo como missão a resposta rápida a crises internacionais, promovendo a segurança e a estabilização em áreas de conflito ou em cenários pós-conflito.
É para a Guarda Nacional Republicana motivo de elevado orgulho representar Portugal nesta missão, quer através do Comando desta Força de Reserva, quer através da projeção dos militares portugueses que integram a missão.