No âmbito de uma denúncia sobre o desaparecimento de um idoso portador de Alzheimer, ocorrido no dia 17 de janeiro, os militares da Guarda encetaram de imediato diligências de busca na área envolvente à sua residência e ao lar de idosos onde se encontrava institucionalizado.
Após cerca de seis horas de buscas ininterruptas, realizadas sob condições meteorológicas adversas, com temperaturas próximas de 2 °C, foi possível localizar o idoso, através do apoio de populares, a aproximadamente um quilómetro da instituição, numa zona agrícola. Apurou-se que o idoso havia abandonado as instalações do lar em estado de desorientação, acabando por cair numa ribanceira de acentuado declive.
Quando localizado apresentava ferimentos ligeiros e sinais evidentes de hipotermia. De imediato foi prestada a assistência necessária e assegurado o transporte para Unidade Hospitalar, onde permaneceu internado para tratamento e avaliação clínica.
Esta ação contou com o reforço de diversas valências do Comando Territorial de Leiria e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), com recurso a aeronaves não tripuladas (drones), bem como com a colaboração voluntária de vários cidadãos.