Na sequência de um alerta de um cidadão, dando conta de que, nas proximidades da localidade de Rebordãos, se encontrava uma ave com ferimentos e a apresentar sinais de desorientação, os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Bragança efetuaram diligências imediatas ao local.
Após a recolha, o NPA de Bragança procedeu à entrega da ave ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em Bragança, que a encaminhou para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS) do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, onde ficará sob monitorização do estado de saúde, para recuperação e posterior devolução ao seu habitat natural.
A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, tem como preocupação diária a proteção da fauna e do património natural, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.